domingo, 19 de setembro de 2010

GTA 4

Review: Grand Theft Auto IV


- Descrição:

Finalmente chegou à hora. Depois de inúmeros atrasos por parte do adiamento do lançamento e de vários problemas de instalação finalmente recebi o Grand Theft Auto IV. Confesso que nunca demorei tanto para escrever um review, foram quase três meses contando a espera e o tempo até terminá-lo. Mas vamos deixar de conversa e começar o trabalho.

Acredito que eu não preciso explicar o que é Grand Theft Auto pra ninguém, muito menos seu estilo de jogo. É quase a mesma coisa que explicar quem é Sonic ou Mario (não aquele do armário). Então vamos a alguns números.

GTA IV foi o jogo mais caro da história, custou $100 milhões. Nenhum problema para um jogo que arrecadou, em apenas um dia, $310 milhões. Recorde esse que lhe forneceu o título de o produto de entretenimento que mais vendeu na história, antes pertencido aos livros de Harry Porter.

O game foi lançado dia 29 de Abril de 2008 para Xbox 360 e PS3. A versão para PC só chegou dia 2 de Dezembro de 2008. Infelizmente no Brasil a história foi outra, chegando apenas próximo a Março de 2009.

Destaque especial para a caixa do jogo que vem bem completa, com dois manuais um pôster e coberto com uma bela contracapa que me fez lembrar os bons tempos de Diablo 1.

O game ganhou classificação etária para maiores de 18 anos devido ao forte uso de insultos e situações adultas.

Caixa do jogo:

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- História:

Finalmente o pessoal da Rockstar resolveu investir pesado na história. Afinal de contas com um orçamento desse e com o objetivo de criar um épico do entretenimento a história não poderia ficar em segundo plano.

Você controla Niko Bellic, imigrante ilegal e veterano de guerra que saiu do leste europeu em busca do tão falado “sonho americano.” Sonho esse tão fortemente esnobado pelo seu falastrão primo, Roman Bellic.

Niko Bellic:

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Mas ao chegar a Liberty City Niko se depara com uma realidade muito diferente da que ele esperava, seu primo não passava de um pobre falastrão que possui uma pequena empresa e um taxi. E para piorar descobre que devido a sua compulsão por jogos devia muito dinheiro a máfia russa.

Niko Bellic e ... não posso contar:

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Sem ter outra opção, Niko se vê forçado a realizar todo e qualquer trabalho sujo para tentar ajudar seu primo a sanar suas dívidas. Logo Niko acaba se envolvendo com a máfia Russa, Italiana, Irlandesa, policiais corruptos e até organizações secretas.

Um dos quatrocentos mafiosos do game:

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Um dos amigos mais antigos de Niko...

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Com o passar do tempo o passado de Niko é gradativamente revelado, deixando os jogadores em dúvidas sobre o real motivo de sua vinda a Liberty City e seus reais objetivos pessoais. Não apenas sua história é revelada, mas também sua personalidade, ideais e até humanidade. Em outras palavras, é um personagem realmente construído.

Infelizmente não posso adiantar muito da história para não perder a graça, mas podemos dizer que a trama de GTA IV se divide em dois pilares, o passado de Niko e seu presente em Liberty City. De forma não muito criativa logo os jogadores descobrem que ambas as tramas estão entrelaçadas, e que cedo ou tarde Niko será forçado a enfrentar seus demônios.

O game é repleto de momentos de reflexão e as missões envolvem importantes decisões morais. Não chega a ser um Fallout 3, Knights of the Old Republic ou Neverwinter Nights 2, mas GTA IV consegue passar uma sensação de responsabilidade ao jogador, você sabe que algumas ações impactarão fortemente no decorrer da história. O que agrega valor ao produto, pois existem dois finais distintos.

Existem poucas críticas a história de GTA IV, mas ainda sim existem críticas. Ela explora uma velha e conhecida fórmula, um “anti-herói” com um passado negro sendo forçado a fazer o que sabe melhor para proteger sua família. Além disso, eu particularmente achei a história muito curta para um game muito grande. São poucos os eventos realmente significantes para a trama.

Tirando a história curta e nada criativa podemos dizer que todos os demais elementos desse quesito são ótimos. Os personagens são muito bem construídos, cada um com suas próprias ambições, personalidade, sotaques e maneirismos. É impossível não simpatizar com Roman e associá-lo a um Agostinho Carrara europeu.

Agostinho e Bebel:

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Apesar dos problemas da trama GTA IV é o game que mais explora esse quesito de toda a sua imensa série. Já estava na hora Rockstar!


- Gráficos e Requisitos:

Esse é sem sombra de dúvida o quesito mais polêmico do game.
Não por causa da qualidade gráfica que, apesar de possuir alguns problemas é ótima, mas por causa da qualidade técnica em si. Confesso que foi muito difícil avaliar esse quesito, afinal, assim como qualquer outro jogador, antes mesmo de começar o game eu já possuía diversas informações tanto sobre a qualidade técnica quanto seus tão famosos problemas.

Os cenários chamam a atenção:

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Após ter deixado de lado todo (ou quase todo) preconceito gerado pela insatisfação dos fãs pude realmente começar a avaliar o game. Primeiramente gostaria de dizer que o game possui bem menos falhas que a grande maioria do público anunciou. Acredito que GTA IV para PC sofreu do mesmo problema de Assassin’s Creed, onde milhões de pessoas adquiriram de forma ilegal uma cópia não finalizada do game que apresentava diversos problemas, causando assim uma má reputação.

Destaque para a profundidade do cenário:

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GTA IV possui sim problemas técnicos, e não são poucos, mas está longe de serem tantos quanto fora relatado, pelo menos essa foi a impressão que tive após a instalação do segundo patch. Em outras palavras, antes de julgar jogue o original.

A maioria dos problemas gráficos se resumem a bugs na geração de imagens, formando artefatos e problemas de texturas. Mas, sem sombra de dúvidas o maior problema de GTA IV para PC é sua péssima otimização.

Na verdade esse é o único game que conheço que chegou a utilizar 97% dos meus 4 gigas de RAM. Nem quando utilizo 4 máquinas virtuais ao mesmo tempo utilizo tanta RAM.

Além disso, GTA é um game muito dependente de CPU e pouco dependente de GPU (proporcionalmente). Durante o tempo que joguei migrei de uma 4870 para uma GTX 285, a diferença foi pouca. Porém o aumento de 2.4 para 3.2 do meu Q6600 apresentou uma melhora significativa.

Em outras palavras, GTA IV rirá de praticamente qualquer máquina que você tiver. Temos então mais um port de baixa qualidade.

Algumas pessoas o comparam a Crysis, mas discordo completamente dessa comparação. Conforme expliquei no meu review de Crysis Warhead, o CryEngine 2 é inovador, utiliza metodologias inéditas a qual as atuais placas de vídeo ainda sofrem para executar. GTA IV não, ele sofre de bugs mesmo.

Exemplo de bug de textura:

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Tendo dito isto podemos agora discutir as qualidades do game.
Mas antes de falar dos gráficos precisamos explicar uma mudança conceitual na série. Ao contrário de todos os games pregressos GTA IV segue um estilo muito mais realista, em todos os sentidos. O visual e física “cartoonish” presente de Vice City foram completamente descartados.

Para alcançar esse objetivo a Rockstar fez o uso do engine gráfico Euphoria e do engine físico RAGE, ambos modificados pela própria Rockstar. O Euphoria segue o mesmo estilo de captura de movimento presente em games como Assassin’s Creed e Bioshock, apesar de ambos não utilizarem o engine, a técnica é praticamente a mesma. E o objetivo também, trazer movimentos mais realistas ao jogo.

Belas explosões:

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Coube ao Rockstar Advanced Game Engine, ou simplesmente RAGE, cuidar de todos os aspectos físicos do game, nesse quesito o RAGE brilha. As colisões e explosões são primorosas, de um realismo impressionante. Uma pena só terem utilizado o motor apenas para isso, para melhorar o aspecto gráfico, o pessoal da Rockstar poderia ser mais criativo e seguir o exemplo adotado em Half Life 2, onde a física se torna um puzzle.

Sempre quis destruir uma Ferrari:

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A única implementação do RAGE que realmente agrega valor não apenas ao visual está na condução dos veículos. Pela primeira vez em GTA a condução está sofrendo forte influência da física, terreno e clima. Além do fato de em caso de colisão forte o protagonista voará através do parabrisa dianteiro sofrendo grande dano.
Outro quesito que merece aplausos foi o design de New York City, digo, Liberty City. Apesar de a cidade ser uma cópia literal e completa da Big Apple não é motivo para desmerecer o ótimo trabalho da equipe de design. O jogador consegue facilmente identificar Times Square, Brooklyn e o Central Park, ou talvez eu devesse dizer Star Junction, Broker e Middle Park?

Times Square:

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Exatamente a mesma situação acontece com os carros de GTA IV, são replicas perfeitas de modelos atuais. Existem até patches não oficiais que colocam os nomes originais.

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